"Permanecei em mim"



Homilia do 5º Domingo da Páscoa - Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Estar em Cristo é produzir frutos

Pela Ressurreição recebemos a Vida que é nossa união a Ele. Jesus no-lo explica através da comparação da videira.

Essa comparação é comum no Antigo Testamento. O povo é a videira que Deus "tirou do Egito e expulsou nações para plantá-la" (Sl 80,8). O povo era comparado à videira. Jesus aplica a comparação a si: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor" (Jo 15,1).

Eu SOU está sempre a indicar a divindade que possui com o Pai e nos dá. Participamos de sua própria vida como o ramo da videira tem a vida da planta. O ramo só produz fruto se estiver unido, e morre se estiver desligado. Aceitar Jesus é princípio de união. Notemos também que a planta produz frutos pelos ramos.

Este é o sentido da comunicação da vida divina que é a finalidade da Vida, Morte e Ressurreição de Jesus. Deus quis se comunicar através do Filho e levar-nos a participar de sua Vida através do Filho. Permanecer em Cristo é amar, como veremos no próximo domingo. A SSma. Trindade é a fonte deste amor.

Nossa vida cristã depende dessa união: "Sem mim nada podeis fazer" (Jo 15,5), isto é, os frutos que produzimos vêm da união a Cristo. Notemos que a vida espiritual é uma vida que nasce de Deus e depois produz frutos.

Temos esta vida porque guardamos o mandamento de Deus que é crer em Jesus e amar os irmãos: "Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com Ele.

Que Ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que nos deu" (1Jo 3,24). O Espírito, que é Vida, garante-nos. Se permanecermos unidos a esta Vida, somos atendidos em nossa oração: "Pedi o que quiserdes e vos será dado"(Jo 15,7). Paulo é o exemplo do fruto desta união com Cristo. Nele a fé em Jesus produziu frutos (At 9,26-31)

Não permanecer unido é morrer

"Quem não permanecer em mim, será lançado fora como o ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, laçados no fogo e queimados" (Jo 15,6).

Estar unido a Cristo é questão de vida, pois nele temos a fonte de toda energia. Permanecer é estar na graça de Deus. Estar unido é produzir fruto. Não produzir é sinal de morte. A questão do pecado não está na falta que cometemos, mas no mal que nos faz estarmos separados de Cristo.

A paixão que temos por Ele nos levará a tudo fazer para não perdê-lo. Por isso é preciso ter compromisso e a ousadia de amar para viver unido entre nós e a Ele. Amar, não somente com palavras e de boca, mas com ações e de verdade (1Jo 3,18). Religião não é dizer, mas fazer a obra da fé que é o amor. Jesus pede que estejamos unidos entre nós, o que é fruto do amor (Jo 17,21).

Quem produz é podado

Quem ama sofre, pois o amor exige renúncia. É perder para ganhar. Por isso Jesus já mostra que, estar unido a Ele é ter que suportar as podas para produzir mais frutos. Poda é graça. Existe a poda seca que retira o que não serve mais e a poda verde que é a limpeza dos brotos novos.

Não nos preocupemos de perder até coisas boas, pois o Espírito conduz a mão do podador. Deus ama e se alegra com os filhos, pois isso os educa. Podemos ficar tranqüilos, pois "se nosso coração nos acusa, Deus é maior que nosso coração e conhece todas as coisas" (1Jo 3,20). Se quisermos crescer necessitamos desta conversão.

(fonte: www.tvaparecida.com)