10/01/2010 - Batismo do Senhor:
"este é o Meu Filho bem amado..."


A 1ª leitura cita o 1º cântico do Servo do Senhor: o Senhor recebe o Espírito de Deus, para ser a luz das nações e o libertador dos oprimidos.

Pedro, na segunda leitura, nos dá um recado muito importante: "Deus não faz acepção de pessoas".

Ele não julga as pessoas pelas aparências ou pelas classificações as quais estamos acostumados: raça, cor, religião, gênero, classe social. O critério de Deus é outro.

Ele acolhe quem quer que o tema e pratique a justiça. Quando Jesus é batizado por João, Deus o proclama "seu Filho", e o Espírito de Deus torna-se visível sobre Ele, em forma de pomba.

No Espírito de Deus, Jesus assume sua atividade como enviado de Deus. Por isso, a pregação dos apóstolos a respeito de Jesus começava com uma menção do batismo de Jesus por João.

Jesus é, portanto, o Servo do Senhor por excelência, o Filho de Deus. Sobre Ele repousa o Espírito, o dinamismo de Deus, fazendo com que tudo o que o Filho faz seja obra de Deus mesmo.
Jesus é o realizador do desígnio (projeto) de Deus. Jesus quer ser solidário com o povo que Ele vem libertar; embora Ele mesmo não tenha pecado, pede a João para ser batizado em meio aos pecadores.

Assim, Ele quer "cumprir toda a justiça", isto é, o plano de salvação de Deus. Jesus não se comporta como um privilegiado.

Para salvar alguém, devemos descer até onde ele está... O batismo de Jesus é esvaziamento e, ao mesmo tempo, manifestação do Espírito. Também o nosso batismo deve ser isso.

No batismo da Igreja, somos batizados no Espírito. Mas para comunicar o Espírito que nos anima, devemos mergulhar no mundo em que vivem os nossos irmãos. Nosso batismo não significa meramente perdão dos pecados, como o do João (nem apenas uma bênção de saúde ou coisa semelhante).

É participação no batismo de Cristo e na sua missão como Servo de Deus, no Espírito. Deve levar-nos ao esvaziamento pelos nossos irmãos. A preparação do batismo merece, pois, maior atenção.

Os pais e padrinhos dos batizados devem ter presente este significado para transmiti-lo aos filhos na hora oportuna.

(fonte: http://www.homilia.com.br/)